Eu não li, eu devorei esse livro!
Não me lembro exatamente quando o comprei, mas quando fiz uma arrumação nas estantes do escritório do meu marido e o achei, pensei: Estou salva!
Eu estava sem livro e eu não fico bem sem livros, preciso deles para desacelerar, para me completar, para me acrescentar... não posso mesmo ficar sem livros , é um vício!
"Os fios da fortuna" é um livro intenso, forte e triste! Eu chorei, confesso que na atual fase em que estou vivendo, isso não é necessariamente uma vantagem, já que ando meio... emotiva , digamos assim! Mas é um livro excepcional, super bem escrito, com uma trama de superação, sem nem de longe parecer auto ajuda ( porque tenho argh de livro de auto ajuda, me desculpem!).
Vou transcrever aqui a orelha do livro, para não correr o risco de estragar a surpresa, caso alguém se habilite a lê-lo!
" A passagem de um cometa amaldiçoado pelos céus de uma aldeia vira de cabeça para baixo a vida de uma jovem artesã. Após perder o pai e , consequentemente, a fonte de renda da família, a jovem e sua mãe Maheen se vêem obrigadas a recorrer a Gostaham, um tio distante que vive na cidade de Isfahan.
As duas viajam pelo deserto, em lombos de camelo, e chegam à capital.
No Irã do século XVII, sob o império do xá Abbas o Grande, Isfahan é uma cidade cosmopolita, que recebe aventureiros vindos do Ocidente em busca das maravilhas do mundo persa.
Encantada com a cidade, boquiaberta diante da praça Imagem do Mundo e da mesquita Sexta-Feira, com sua cúpula azul-turquesa, a jovem não é capaz de imaginar as provações que a esperaram. Ao lado da mãe, ela é obrigada a enfrentar a perversidade da tia Gordiyeh, mulher de Gostaham. E a dureza do trabalho de todo dia: Limpar a casa, fazer comida, lavar a roupa, cuidar do jardim.Aos poucos, mãe e filha vêem-se transformadas em escravas da família, tão exploradas quanto a dúzia de empregados que cuidam da mansão.
Apesar do cansaço físico, a moça encontra energia para aprender a arte da tapeçaria com o tio. Dono de uma fábrica de tapetes, Gostaham ensina com carinho e paciência os segredos da escolha de fios, cores e desenhos, e a menina aos poucos desenvolve seu talento. Mas o destino atravessa de novo seu caminho e o sigheh_ o casamento clandestino_, que parecia a usa chance de ter uma vida feliz, acaba provocando a sua expulsão da casa de Gostaham.
Enfrentar a pobreza das ruas de Isfahan, encontrar um lugar naquele mundo para si e para sua mãe é o desafio da jovem artesã. Os fios da fortuna é a história de uma jovem mulher sem nome que, como quer a autora, constitui uma bela homenagem a todos os anônimos artesãos da tapeçaria persa."
Incrível,né?!
Eu me apaixonei!
Eu Recomendo! Muito!
Dedico esse post a uma pessoa muito querida, que ontem, me pediu para atualizar o blog, através do scrap do meu bazar no Orkut!
Mille Vitória dedico esse post a você!!!
Beijos!!