quarta-feira, 29 de abril de 2009

Literatura: Os fios da fortuna.


Eu não li, eu devorei esse livro!
Não me lembro exatamente quando o comprei, mas quando fiz uma arrumação nas estantes do escritório do meu marido e o achei, pensei: Estou salva!
Eu estava sem livro e eu não fico bem sem livros, preciso deles para desacelerar, para me completar, para me acrescentar... não posso mesmo ficar sem livros , é um vício!

"Os fios da fortuna" é um livro intenso, forte e triste! Eu chorei, confesso que na atual fase em que estou vivendo, isso não é necessariamente uma vantagem, já que ando meio... emotiva , digamos assim! Mas é um livro excepcional, super bem escrito, com uma trama de superação, sem nem de longe parecer auto ajuda ( porque tenho argh de livro de auto ajuda, me desculpem!).
Vou transcrever aqui a orelha do livro, para não correr o risco de estragar a surpresa, caso alguém se habilite a lê-lo!

" A passagem de um cometa amaldiçoado pelos céus de uma aldeia vira de cabeça para baixo a vida de uma jovem artesã. Após perder o pai e , consequentemente, a fonte de renda da família, a jovem e sua mãe Maheen se vêem obrigadas a recorrer a Gostaham, um tio distante que vive na cidade de Isfahan.
As duas viajam pelo deserto, em lombos de camelo, e chegam à capital.
No Irã do século XVII, sob o império do xá Abbas o Grande, Isfahan é uma cidade cosmopolita, que recebe aventureiros vindos do Ocidente em busca das maravilhas do mundo persa.
Encantada com a cidade, boquiaberta diante da praça Imagem do Mundo e da mesquita Sexta-Feira, com sua cúpula azul-turquesa, a jovem não é capaz de imaginar as provações que a esperaram. Ao lado da mãe, ela é obrigada a enfrentar a perversidade da tia Gordiyeh, mulher de Gostaham. E a dureza do trabalho de todo dia: Limpar a casa, fazer comida, lavar a roupa, cuidar do jardim.Aos poucos, mãe e filha vêem-se transformadas em escravas da família, tão exploradas quanto a dúzia de empregados que cuidam da mansão.
Apesar do cansaço físico, a moça encontra energia para aprender a arte da tapeçaria com o tio. Dono de uma fábrica de tapetes, Gostaham ensina com carinho e paciência os segredos da escolha de fios, cores e desenhos, e a menina aos poucos desenvolve seu talento. Mas o destino atravessa de novo seu caminho e o sigheh_ o casamento clandestino_, que parecia a usa chance de ter uma vida feliz, acaba provocando a sua expulsão da casa de Gostaham.
Enfrentar a pobreza das ruas de Isfahan, encontrar um lugar naquele mundo para si e para sua mãe é o desafio da jovem artesã. Os fios da fortuna é a história de uma jovem mulher sem nome que, como quer a autora, constitui uma bela homenagem a todos os anônimos artesãos da tapeçaria persa."

Incrível,né?!
Eu me apaixonei!
Eu Recomendo! Muito!
Dedico esse post a uma pessoa muito querida, que ontem, me pediu para atualizar o blog, através do scrap do meu bazar no Orkut!
Mille Vitória dedico esse post a você!!!

Beijos!!

7 comentários:

  1. Aiiii, que honra amiga!!!
    Obrigada viu? Adorei o post, adorei a surpresa e já tô vendo ele na net pra comprar. Beijooooooosssss!!!
    OBRIGADAAAAAAAAA!!!

    ResponderExcluir
  2. uau... Depois de tantos elogios, não poderei deixar de ler... Também tenho nos livros, uma grande companhia!

    Beeeijos
    Aramantha
    http://maoslindas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de acompanhar o seu blog, vc está de parabens!
    O meu cantinho ainda é um bebê, tem apenas alguns dias, mais foi criado com muito carinho.
    Vá visitá-lo tá bom?
    Bjos

    http://usomaquiagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai Chris!! pois eu tia te dar essa sugestão! Como vc é uma devoradora de livros, assim como eu, por que não recomendar vários deles aqui??
    AMEEEEEI!

    Quanto aos Fios da Fortuna, já está na minha wish list! Tbm tenho argh de auto-ajuda! Detesto mesmo! Mas, me interessei bastante por esse!

    Adoooooro muito vc, Chris! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Tb adoro ler ... pena que isso se tornou um vício caro, não é?

    ResponderExcluir
  6. Tb adoro ler ... Eu lia um livro por semana :)
    Vou procurar esse :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, eu também não vivo sem livros, adoro mergulhar neles, é uma terapia pra mim.. Vou anotar este aí na minha lista pra comprar lá na FNAC.
    Beijus :)

    ResponderExcluir