quinta-feira, 2 de abril de 2009

Conversa Paralela!


Hoje vou inaugurar mais uma marcação no blog: Conversa Paralela!
Aqui não vou "recomendar"e sim contar um caso, escrever sobre algum fato da semana, enfim, será o nosso espaço para a "Conversa Paralela"!

Então para começar quero lembrar que hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil!
Sou uma leitora voraz, já contei para vocês, adooooro ganhar livros de presente, adoro presentear com livros e uma das experiências mais ricas e bonitas da minha estória de vida, foi sem dúvida, minha alfabetização!
Faz muuuuito tempo, mas eu lembro com riquezas de detalhes dos livros que fizeram parte da minha infância, foram tantos e hoje uma das atividades que mais incentivo o meu filho, é sem dúvida a leitura!
Infelizmente, a leitura ainda é uma atividade que discrimina por si só, muitas pessoas em nosso país, ainda temos muitos analfabetos e temos ainda os analfabetos funcionais, que são aquelas pessoas que juntam as letras, formam as sílabas mas não compreendem o que leem!
Os livros também estão muito caros, vocês não acham?
Não dá para comparar com outros países, onde o livro é ainda mais caro, pois são países de Primeiro Mundo e o nível econômico das pessoas também é mais alto!
Ler é fundamental na formação intelectual e emocional de uma pessoa!

Convido a vocês a me contarem o livro infantil que marcou a infância de vocês, quem quiser só citar, tudo bem, quem no entanto, quiser contar o que lembra, o porque do livro ter sido marcante, eu vou adorar!!!

O meu livro preferido na minha infância foi "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato.
Minha imaginação ia longe com as aventuras da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e eu achava a Narizinho, meu exemplo de menina, pois ela era amiga de um menino e não brincava só de boneca!

Então é isso, boa leitura,meninas!!!

Beijos!

Chris Barros.

5 comentários:

  1. Além de Reinações de Narizinho, eu tinha e tenho até hoje a coleção completa do Moteiro Lobato! Marcou demais a minha infência. Reinações acho que é o primeiro livro, se não me engano.

    Mas um livro que me marcou muito, que li ainda criança e que achei muito triste na época foi Meu Pé de Laranja Lima. Chorei taaaannnntoooo!!!


    Outro que li na infância e me marcou foi Poliana e seu "jogo do contente".

    E por último, não podemos esquecer, né Chris??? rsrsrs O Pequeno Príncipe e suas lições cativantes!

    Beijosssss,

    Maria.

    ResponderExcluir
  2. foi um dos primeiros livros que eu li.
    :)
    adoro!

    ResponderExcluir
  3. Chris, querida!
    Que coisa boa relembrar coisas da infância, não é mesmo? Da época em que não nos preocupávamos com tintura, gordurinha localizada, celulite, essas coisas! hahaha
    Eu tinha a coleção completa de Monteiro Lobato! Entre outras, já que minha mãe era (hoje, está aposentada) professora de português e literatura, livros nunca faltaram na minha casa.
    Mas, por "increça que parível", o que mais me recordo é um livrinho que ganhei da professora do Jardim de Infância, A Galinha Ruiva. Acredite ou não, minha mãe tem o mesmo guardado até hoje, com vários desenhos meus (eu rabisquei todo; minha mãe chama de desenhos, claro).
    Muito legal lembrar disso! Obrigada!
    Beijocas, amada!

    ResponderExcluir
  4. Chris, querida!
    Que coisa boa relembrar coisas da infância, né? Da época em que não nos preocupávamos com tintura, hidratação, celulite, gordura localizada, malhação! hahaha
    Eu tinha a coleção toda de Monteiro Lobato. Aliás, minha mãe guarda até hoje. Na minha casa, o que nunca faltou foi livro, já que minha mãe era professora de português e literatura.
    Mas, por 'increça que parível', o livro que me recordo melhor é um cujo título é A Galinha Ruiva. Ganhei de presente da professora do jardim de infância. Minha mãe tem o dito cujo guardado até hoje, todo desenhado com canetinha. Quer dizer, minha mãe chama aquilo de desenho. Eu, chamo de rabiscos!
    Muito obrigada por me ajudar a lembrar disso, amada!
    Sucesso sempre pra ti!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Chris,uma das minha maiores lembranças da infância e adolescência foi "Poliana". Levo os ensinamentos dela até hoje...
    Sou maníaca por leitura. Fujo da Livraria Leitura e da Livraria do Psicólogo, se não...haja dindin...

    ResponderExcluir